Conheça os benefícios da poesia infantil para o desenvolvimento das crianças

Conheça os benefícios da poesia infantil para o desenvolvimento das crianças

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 30/07/2018 15:11:08

A poesia tem a capacidade de aguçar sentimentos, saudades, tempos passado e desejos futuros. Uma pessoa pode se perder ou se encontrar em meio a palavras cuidadosamente colocadas. Quando imerso ao universo de uma criança, a poesia é capaz de ampliar a delicadeza, desenvolvendo o seu potencial e ampliando a sua imaginação,  memória e sensibilidade. Acompanhe este post e descubra os benefícios da poesia infantil no desenvolvimento do seu filho.

Amplia a imaginação

A musicalidade e o ritmo das poesias, aliada a sentimentos e pensamentos distantes desenvolve a imaginação da criança que a partir daquelas palavras entendem o que está sendo dito, por quem está sendo dito e por que. Neste novo universo, ela se torna protagonista capaz de interpretar a poesia com uma imaginação envolta em seus próprios sentimentos.

Estimula a sensibilidade e a criatividade

As crianças já são naturalmente sensíveis e criativas, a poesia só vem  intensificar este lado. O mais interessante e que muitas crianças vêm na poesia uma forma de se expressar. Ao incentivar a leitura de poesias, você pode estar estimulando um talento nato em seu filho.

Ensina vocabulário

A poesia infantil é uma forma leve de estimular o hábito da leitura, ampliando o vocabulário. Além disso, a poesia facilita na apreensão de novos conceitos. Tudo isso é possível através da utilização de uma linguagem simples com rimas curtas e atrativas.

Exercita a memória

A musicalidade das estrofes e a utilização de termos simples ajudam a ampliar a memorização das crianças. Você ficará surpreso como a criança será capaz de repetir as estrofes dos poemas que mais gosta. Os pais podem intencificar esta memorização se fizerem uma espécie de dramatização do poema, através de pequenos teatros. Uma poesia aprendida na infância é capaz de marcar e acompanhar uma pessoa por toda a sua vida adulta.

Transmite valores

A maioria dos poemas infantis têm como missão passar algum tipo de valor. Em um mundo tão ausente de alguns valores, é importante mostrar que com beleza e leveza é possível amar o próximo, a natureza e os animais. Estes valores são traduzidos em sentimentos através de palavras envoltas em criatividade e sensibilidade.  

Poesias infantis e seus autores

Você deve estar se perguntando: - Afinal que tipo de poesia infantil eu posso ler para os meus filhos? Há uma infinidade de autores e poesias de grande valor que vão apresentar ao seu pequeno um universo incrível. Mas, para facilitar a sua vida descrevi aqui alguns autores de renome capazes de apresentar a criança um mundo de possibilidades. Estes grandes escritores colocaram no papel um pedaço de suas almas. Confira:
 

  • Cecília Meireles - Ou isto ou aquilo;
  • Carlos Drummond de Andrade - Cidadezinha qualquer;
  • Mário Quintana - Canção da Garoa;
  • Roseane Murray - Onda;
  • Ferreira Gullar  - Na cara;
  • Manuel Bandeira  - Andorinha;
  • Olavo Bilac - A casa.

 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que