Saiba como aplicativos para crianças podem ajudar na educação de seus filhos

Saiba como aplicativos para crianças podem ajudar na educação de seus filhos

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 13/06/2018 17:22:22

O uso de aplicativos para crianças cresceu junto com a tecnologia e o acesso à informação. É inegável que estamos vivendo a era digital onde a conectividade faz com que todos, independente de idade, fiquem online. Hoje em dia é comum ver crianças fazendo o uso de aparelhos tecnológicos como tablets, smartphones e computadores.

 

Saiba mais sobre essa tecnologia tão presente nos dias atuais e como ela pode ajudar na educação infantil.

Tecnologia e educação

A tecnologia é muito presente no nosso dia a dia e, também, no dia a dia das crianças. É muito comum ver crianças andando para lá e pra cá com smartphones na mão passando seu desenho favorito. Essa cena se tornou rotina e não tem como fugir disso, sendo assim, como podemos usufruir dessa tecnologia de forma positiva e saudável?

 

Já é uma frase antiga, mas tudo em exagero não é saudável. O uso da tecnologia na educação é algo muito bom e que pode ser bastante produtivo. Por ser uma forma lúdica de lidar com o aprendizado, aplicativos para crianças podem ser muito úteis para o desenvolvimento. Porém, é importante lembrar dos limites de uso e que existe um mundo fora do dos celulares e tablets.

Como aplicativos para crianças podem ajudar

Relacionar aplicativos e tecnologia com educação ainda é um assunto delicado. Muitos não acreditam que aplicativos para crianças tenham um impacto positivo na educação dos pequenos. A complexidade de aliar atividade lúdica, educação e tecnologia faz com que o mercado de aplicativos voltados para a educação seja pouco atrativo

 

O uso de smartphones e tablets para a educação pode ser muito proveitoso. Ao promover a interação da criança com um aplicativo, ela sente um estímulo maior para realizar a ação. Existem diversos aspectos que podem ser desenvolvidos durante essa interação como, por exemplo, raciocínio lógico, resolver contas de matemática, aprender palavras.

Os cuidados que se deve ter

De acordo com a coordenadora do curso de pedagogia da Universidade Católica de Brasília, Carla Cristie de França Silva, é importante que existam limites de uso do uso digital. Ou seja, é importante que as crianças não usem smartphones e tablets por muito tempo e esqueçam do “mundo de fora”. As brincadeira interativas e presenciais são, também, importantes para o desenvolvimento cognitivo.

 

A infância é um momento crucial para o desenvolvimento de habilidades que serão usadas e importantes para a vida toda. Sendo assim, é ideal que exista um controle de tempo de uso dos aplicativos para crianças. Liubiana Arantes Regazoni, neuropediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), também alerta que “o ideal é que o contato com eletrônicos não aconteça nas duas horas que antecedem o sono e durante as refeições”.

Conheça três aplicativos educativos bons

Selecionamos aqui três aplicativos para crianças de 1 a 10 anos que ensinam sobre alfabeto, cores, animais e números.

 

ABC do Bita

Esse aplicativo ensina o alfabeto de uma forma lúdica e fácil. Voltado para crianças de 1 a 5 anos, seus jogos são educativos e estimulam o raciocínio lógico e coordenação motora.

Jogo Educativo Crianças Grátis

O aplicativo traz diversos jogos educativos e é voltado para crianças de 4 a 7 anos. Eles ensinam coisas como: as cores, os números, os animais e as formas geométricas. Além disso, ele traz jogos como memória, quebra-cabeças e figuras para colorir.

App Matemática Fácil

O app Matemática Fácil é voltado para crianças de 6 a 10 anos e, de forma lúdica, orienta na resolução de operações simples de matemática como: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que