Afinal, bebês devem dormir no escuro? Saiba como agir nesta hora

Afinal, bebês devem dormir no escuro? Saiba como agir nesta hora

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 02/01/2019 16:07:17

Toda mamãe sonha com o seu bebê dormindo tranquilamente durante toda a madrugada, a casa silenciosa e os pais descanso em paz. Parece um paraíso não é mesmo? Mas, na maioria das vezes não é bem isso o que acontece.
A cena que se repete é de pais descabelados, em sua grande maioria somente a mãe, andando de um lado para o outro tentando fazer a criança pegar no sono. Se ele adormecer lá para às três horas da madrugada, você ainda estará no lucro!
Mas você sabia que você pode ser o grande responsável pela agitação e falta de sono da criança? A iluminação tem um papel importante nisso. Acompanhe este post e descubra se bebês devem dormir no escuro.

Um medo que não pertence à criança

É comum encontramos adultos com medo do escuro e que acreditam que os bebês se sentem mais seguros com uma luz do abajur, do corredor ou do banheiro acesas.
Na verdade, esses pais estão suprindo uma insegurança que é puramente deles, pois, acreditam que no escuro a criança se sentirá sozinha e com medo.

Bebês devem dormir no escuro?

A resposta é sim. Os bebês devem dormir no escuro, pois, qualquer estímulo pode impedir que ele pegue no sono. Cientistas comprovaram que a melatonina que é o (neuro) hormônio responsável pela regularização do sono é eliminada e sintetizada no escuro. Quando ficamos no escuro, nosso organismo entende que é hora de dormir, liberando a melatonina na corrente sanguínea levando o corpo a um estágio de relaxamento e sono.

Não faça a criança dormir no colo

A maioria das mães reclamam que os bebês dormem pouco e choram muito, mas isso com certeza não está relacionado a iluminação do ambiente. Entre os motivos mais comuns estão as cólicas e a falta do aconchego do útero. Para tentar consolar a criança as mães passam a noite com  as luzes acesas e o bebê no colo. Este é um erro muito comum.
Se a criança tiver cólica leve ao pediatra para que ele receite um remédio para dor. Massagem e chá também costumam ajudar. Embrulhe a criança em uma manta ou cueiro para fazê-la se sentir mais segura, lembrando o ambiente do útero, coloque-a no berço, desligue a luz e o sono virá.

Qualidade de sono para pais e filhos

Mãe não é máquina e precisa ter uma vida também. A sensação que, nós mães, temos é que deixamos de existir como mulheres e somos somente mães. Principalmente quando nos olhamos no espelho e percebemos as olheiras, os inchaços e o cansaço.
Para os que acham que isso é exagero, poderá ter uma ideia dessas noites em claro em um aplicativo desenvolvido pela  empresa britânica Hilarrys que criou uma calculadora do sono. Basta colocar a idade do seu filho e a ferramenta fará uma estimativa, baseada em pesquisas, de quantas horas pais e mães perderam de sono desde o nascimento da criança. 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los