Toda mamãe sonha com o seu bebê dormindo tranquilamente durante toda a madrugada, a casa silenciosa e os pais descanso em paz. Parece um paraíso não é mesmo? Mas, na maioria das vezes não é bem isso o que acontece.
A cena que se repete é de pais descabelados, em sua grande maioria somente a mãe, andando de um lado para o outro tentando fazer a criança pegar no sono. Se ele adormecer lá para às três horas da madrugada, você ainda estará no lucro!
Mas você sabia que você pode ser o grande responsável pela agitação e falta de sono da criança? A iluminação tem um papel importante nisso. Acompanhe este post e descubra se bebês devem dormir no escuro.
Um medo que não pertence à criança
É comum encontramos adultos com medo do escuro e que acreditam que os bebês se sentem mais seguros com uma luz do abajur, do corredor ou do banheiro acesas.Na verdade, esses pais estão suprindo uma insegurança que é puramente deles, pois, acreditam que no escuro a criança se sentirá sozinha e com medo.
Bebês devem dormir no escuro?
A resposta é sim. Os bebês devem dormir no escuro, pois, qualquer estímulo pode impedir que ele pegue no sono. Cientistas comprovaram que a melatonina que é o (neuro) hormônio responsável pela regularização do sono é eliminada e sintetizada no escuro. Quando ficamos no escuro, nosso organismo entende que é hora de dormir, liberando a melatonina na corrente sanguínea levando o corpo a um estágio de relaxamento e sono.Não faça a criança dormir no colo
A maioria das mães reclamam que os bebês dormem pouco e choram muito, mas isso com certeza não está relacionado a iluminação do ambiente. Entre os motivos mais comuns estão as cólicas e a falta do aconchego do útero. Para tentar consolar a criança as mães passam a noite com as luzes acesas e o bebê no colo. Este é um erro muito comum.Se a criança tiver cólica leve ao pediatra para que ele receite um remédio para dor. Massagem e chá também costumam ajudar. Embrulhe a criança em uma manta ou cueiro para fazê-la se sentir mais segura, lembrando o ambiente do útero, coloque-a no berço, desligue a luz e o sono virá.
Qualidade de sono para pais e filhos
Mãe não é máquina e precisa ter uma vida também. A sensação que, nós mães, temos é que deixamos de existir como mulheres e somos somente mães. Principalmente quando nos olhamos no espelho e percebemos as olheiras, os inchaços e o cansaço.Para os que acham que isso é exagero, poderá ter uma ideia dessas noites em claro em um aplicativo desenvolvido pela empresa britânica Hilarrys que criou uma calculadora do sono. Basta colocar a idade do seu filho e a ferramenta fará uma estimativa, baseada em pesquisas, de quantas horas pais e mães perderam de sono desde o nascimento da criança.
