Descubra como criar brincadeiras infantis capazes de unir a família

Descubra como criar brincadeiras infantis capazes de unir a família

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 06/08/2018 14:44:39

Os dias estão cada vez mais corridos. A família muitas vezes fica em segundo plano. Com a crise econômica e as dificuldades financeiras os pais precisam se dedicar ainda mais para se manter no mercado.

Como não podemos passar muito tempo com os filhos, precisamos melhorar a qualidade do tempo que passamos em família. As brincadeiras infantis têm o poder de criar momentos mágicos que ficarão na memória afetiva das crianças, tornando-as mais fortes e confiantes. Acompanhe este post e descubra como criar brincadeiras infantis capazes de unir a sua família.


União familiar

Para que a criança cresça confiante e saudável, ela precisa ter uma família estável e unida. Os momentos que passamos em família, ainda que sejam poucos, precisam ser permeados de brincadeiras, diálogo e leveza. Para alguns pais, devido à dureza do cotidiano, fica difícil criar brincadeiras infantis e se envolver de uma maneira leve e descontraída. Por isso mesmo vamos ajudar você a se descobrir e a se divertir em momentos especiais com o seu filho.


Entre na brincadeira

Normalmente as crianças já têm brincadeiras quem gostam mais ou menos. Pergunte a elas o que elas desejam fazer. Perca totalmente a vergonha e vire criança também! Sente-se no chão, corra pela casa, se transforme em cavalinho ou faça caretas. Vale tudo para entrar no maravilhoso mundo infantil.
Mas, se é difícil para você entrar neste universo, iremos indicar algumas atividades que realmente esquentam a casa. As crianças ficam eufóricas e se divertem muito com essas brincadeiras infantis:


Acampadentro

Trata-se de um acampamento feito dentro de casa. É uma brincadeira simples, divertida e pode ser realizada sem grandes gastos. Você pode armar a barraca com cobertores presos em cadeiras ou janelas. Coloque colchões e travesseiros dentro da cabana para ficar bem aconchegante.

Dentro do ambiente, criado por você e pela criançada, você pode fazer várias atividades como: contar história, cantar, fazer lanches e brincar de adivinha. Lembre-se você também deve entrar na cabana e fazer parte de todas as atividades.

Esconde-esconde

Quem nunca brincou de esconde-esconde! Essa é uma das brincadeiras que as crianças mais gostam e toda a família pode brincar. Enquanto uma pessoa conta até 10, o resto da turma se esconde pela casa. Após a contagem, a pessoa deve procurar a criançada. Nesta brincadeira, as crianças menores dão um show de inocência, escondendo atrás de cortinas transparentes ou debaixo da mesa escondendo somente a cabeça. É realmente Lindo!

Mímica

Essa brincadeira faz mais sucesso entre as crianças de 7 a 12 anos. Nela a criança precisa adivinhar alguma coisa apenas com as mímicas realizadas por uma pessoa, que não pode falar. A brincadeira pode ser realizada com o auxílio de cartas. Algumas pessoas têm realmente o dom de realizar mímicas, sendo capazes de revelar com gestos qualquer coisa. No entanto, outras pessoas fazem sinais que não têm nada a ver com a figura que deve ser adivinhada, tornando a brincadeira ainda mais engraçada.

Rouba-bandeira

Essa é uma das minhas preferidas. Tenho muitas lembranças boas com essa brincadeira. Ela pode ser realizada em um pátio ou na rua. Risque o espaço ao meio com um giz ou com uma pedra. Em seguida divida as crianças em dois grupos. Cada grupo deve assumir um lado da quadra. No fim de cada campo deve ser colocado um pedaço de galho que irá representar a bandeira do time. A ordem do time é roubar a bandeira do time adversário. Para isso, você deve atravessar o campo do oponente sem ser tocado por ninguém. Se alguém do time adversário te tocar você ficará automaticamente congelado. Se você congelar o time adversário inteiro. Você ganha, pois poderá entrar e pegar a bandeira sem problemas. Você também ganha se conseguir rapidamente pegar a bandeira sem ninguém tocá-lo. Acredite! Essa brincadeira é muito divertida.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que