Como educar filhos desobedientes: 3 super dicas para lidar melhor com essa situação

Como educar filhos desobedientes: 3 super dicas para lidar melhor com essa situação

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 21/09/2018 16:36:35

Muitos pais têm dúvidas sobre como educar filhos desobedientes. Sendo assim, neste artigo iremos dar três super dicas para você lidar melhor com situações de malcriação e tentar melhorar o seu relacionamento com o seu pequeno.

Continue lendo para saber mais.

As crianças não nascem sabendo orientações

Parece algo óbvio, mas pode não ser para muitas pessoas e muitos pais. Ou seja, até uma certa idade a criança ainda não tem consciência e discernimento entre regras, limites etc. Por exemplo, é por volta dos 12 meses de idade que os pequenos começam a entender ordens simples como “não pode” e “não”.

Portanto é importante frisar que é preciso educar com paciência e tranquilidade as crianças sobre limites e regras. Além disso, é preciso entender que existem crianças mais ativas do que outras e isso não significa necessariamente que a mais ativa é malcriada e a mais quieta não.

É preciso analisar todo o contexto para perceber se uma criança de espectro mais calmo e tímido não esteja sendo prejudicada por estar mais alheia ao convívio com pessoas. Portanto, é preciso quebrar paradigmas e abrir os olhos para um todo.

Como educar filhos desobedientes

Não existe uma fórmula mágica ou atos milagrosos sobre como educar filhos desobedientes. De acordo com Jo Frost, mundialmente conhecida pelo reality show chamado “Supernanny” o mais importante ao lidar com uma criança malcriada é buscar entender que o comportamento dos pais não deve ser um reflexo das atitudes dos filhos.

Ou seja, é extremamente importante que os pais estejam calmos e no controle da situação para responder às situações de desobediência. Ela também afirma, em reportagem para o UOL, que crianças precisam de regras da casa para gerar um bom comportamento.

3 dicas para lidar melhor com a situação

Sendo assim, a Doce Leitura tem três ótimas dicas sobre como educar filhos desobedientes.

1. Busque ser um reflexo positivo

Como dito pela própria Jo Frost, busque ser um exemplo de calma e tranquilidade na hora de resolver problemas com seu filhos. Não despeje a culpa sobre a criança e nem sobre você, busque entender melhor a situação e a relação entre vocês.

Ser um reflexo positivo quer dizer que você precisa se portar e mostrar o lado oposto da desobediência. Pais e mães devem evitar discutir ou comunicar-se com gritos na frente do pequeno, por exemplo. Isso gera um ambiente sereno e pacífico para que seu filho não se exalte ou seja desobediente.

2. Escute o seu filho

Hoje em dia a vida está muito corrida e é comum pais e mães não disponibilizarem muito tempo da sua rotina corrida de trabalho para ouvir seus filhos. É imprescindível que, mesmo com as obrigações e atividades diárias, se encontre tempo para conversar e ouvir o que seus filhos têm a dizer.

Inserir o diálogo na rotina familiar ajuda na relação que você desenvolve com o seu filho. Portanto, busque saber sobre o dia a dia de seu filho, como ele está indo na escola e se ele está encontrando alguma dificuldade em suas atividades.

3. Não se cobre tanto

Desentendimento sempre irão acontecer. O importante é reconhecer as falhas de comunicação e, em um momento de calma, conversar sobre o momento de desentendimento.

Um simples ato de conversa e um pedido de desculpas pode amenizar situações e criar brechas para uma relação mais pacífica. Esse tipo de atitude faz bem tanto para os pais quanto para a criança, uma vez que é através do diálogo que a maturidade vai se desenvolvendo e as pessoas se evoluindo.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que