Como evitar a obesidade infantil com alimentos saudáveis e atividades físicas

Como evitar a obesidade infantil com alimentos saudáveis e atividades físicas

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 05/10/2018 14:47:30

Como evitar a obesidade infantil tem sido um assunto muito falado atualmente. Descubra o que a Organização Mundial da Saúde falou sobre a obesidade no século XXI e como evitar esse quadro com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Continue lendo.

O que é

O tema da obesidade infantil tem sido muito discutido nos dias de hoje. A obesidade se caracteriza quando o peso corporal está acima do peso médio correspondente para a idade da pessoa. Aqui nesse texto do Doce Leitura estamos falando desse sobrepeso em crianças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou que um dos maiores e mais graves problemas de saúde pública do século XXI é a obesidade. É preciso começar a pensar sobre como evitar a obesidade infantil o quanto antes, porque ela pode causar problemas maiores como problemas cardíacos, má formação do esqueleto, diabetes.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, por volta de 15% das crianças sofrem com a obesidade infantil. Além disso, a organização também apresenta que entre os anos de 1975 e 1997 a prevalência da obesidade infantil aumentou 12% no Brasil.

Sim, esse número passou de 3 para 15% e no ano de 2010 havia cerca de 42 milhões de crianças com sobrepeso no mundo todo. Portanto é importante que os pais fiquem alerta sobre e pensem em como evitar a obesidade infantil.

Como evitar a obesidade infantil

De acordo com todos os dados apresentados, é preciso que sejam tomadas algumas precauções para evitar a obesidade infantil. Esse quadro é reversível e estudos apontam que a maneira mais eficaz de se fazer isso é por meio de uma reeducação alimentar em parceria com atividades físicas.

Alimentos saudáveis

Uma das formas de pensar em como evitar a obesidade infantil é por meio de alimentos saudáveis. Os pais cumprem um papel importantíssimo nessa hora, pois é preciso que eles ofereçam alimentos saudáveis aos seus filhos.

Procure fazer uma dieta com poucos alimentos industrializados, faça a opção por alimentos integrais, evite alimentos com muito sódio, açúcar e gordura. Além disso, limitar o consumo de sucos industrializados e bebidas adoçadas é também uma prática ótima e benéfica para seu pequeno.

Atividades físicas

Junto com uma alimentação saudável é importante que as crianças pratiquem atividades físicas. Invista em atividades programadas como aulas de natação, futebol ou algum outro esporte que seu filho goste mais.

No caso de atividades não programadas, incentive sempre brincadeiras que exercitam bem o corpo como queimada, pega-pega, rouba bandeira etc. Estimular a prática de exercícios físicos pode fazer com que seu pequeno crie o hábito e evite assim a obesidade.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que