3 dicas incríveis de como lidar com crianças hiperativas e melhorar o bem-estar delas

3 dicas incríveis de como lidar com crianças hiperativas e melhorar o bem-estar delas

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 28/09/2018 15:54:53

Como lidar com crianças hiperativas nem sempre é algo fácil. Esse é um tema que tem sido muito discutido e é preciso se informar bastante antes de tomar atitudes precipitadas. Sendo assim, a Doce Leitura vai te dar 3 dicas incríveis para ter uma relação mais saudável com o seu pequeno hiperativo.

Continue lendo e saiba mais.

O que é a hiperatividade

A hiperatividade é um assunto muito comum entre pais quando as crianças estão crescendo e ficando mais enérgicas. A discussão é importante, mas é preciso tomar certos cuidados para não acabar identificando um problema onde ele as vezes nem existe.

A hiperatividade tem sido apontada popularmente como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), mas nem toda crianças hiperativa sofrem de TDAH. A hiperatividade se dá por uma agitação muito grande e existem graus desse transtorno.

Ou seja, um nível maior ou menor de agitação pode variar diretamente o sintomas de leves para graves em uma criança. Os casos mais graves de hiperatividade são facilmente identificados uma vez que o transtorno compromete o desenvolvimento escolar e social do pequeno.

Para uma criança hiperativa é extremamente complicado lidar com regras e limites tanto na escola quanto em casa. Sendo assim, é preciso que os pais acompanhem o desenvolvimento da crianças e busquem por identificar alguns sinais para eventualmente procurar uma avaliação especializada.

Como identificar a hiperatividade infantil

Existem inúmeros sinais que podem indicar que seu filho sofre de hiperatividade, mas é preciso manter a cabeça aberta sobre como lidar com crianças hiperativas. De forma geral, esse transtorno desenvolve antes dos 7 anos de idade e pode ser identificado de acordo com os comportamentos da criança.

Alguns dos sinais que podem indicar que seu filho sofre de hiperatividade estão:

  • Muda de tarefa muito rápido, deixando as anteriores mal feitas ou “por fazer”;
  • Distrai-se com muita facilidade;
  • Parece ter dificuldade em prestar a atenção no que você está falando;
  • Sente uma grande dificuldade em brincar tranquilamente somente com um objeto.

Além disso, existem vários outros sinais que não foram aqui listados. Percebê-los é muito importante, mas também é preciso tomar cuidado para não tirar conclusões próprias. Caso você ache que seu filho sofre de hiperatividade, procure por um psicólogo ou pediatra comportamental para uma avaliação especializada.

3 dicas de como lidar com crianças hiperativas

Sabemos a preocupação que os pais e mães têm com seus filhos. Sendo assim, vamos te dar 3 dicas de como lidar com crianças hiperativas para melhorar o bem estar da própria criança e também da família como um todo.

1. Ter paciência e compreensão é necessário

Sabemos que é muito difícil lidar com uma criança hiperativa. Porém é preciso que você tenha calma e principalmente busque ser compreensivo com a criança. Se seu filho sofre de hiperatividade dificilmente ele terá consciência de que está fazendo algo errado.

Respire fundo e conte até dez!

2. Estimule seu filho a praticar exercícios físicos

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Michigan e pela Universidade de Vermont apresentou que realizar atividades físicas trazem ótimos resultados para crianças com hiperatividade.

Os pesquisadores dividiram 200 crianças em dois grupos — um que realizaria atividades aeróbicas e outro que não realizaria essas atividades 30 minutos antes da escola. Quando o grupo de crianças que realizaram as atividades foi para a sala de aula, foi possível constatar uma melhora considerável nas crianças e também em familiares e pessoas que fazem parte do convívio dela.

3. Não deixe de criar regras

De acordo com a neuropsiquiatra especialista na área, Evelyn Vinocur, uma forma de fazer isso é estabelecer regras de um jeito simples e específico. Ela também aconselha aos pais a escreveram as regrinhas em post-its e deixar em locais fixos de fácil visão para a criança.

Outra forma é conversar com seu filho e apresentar as regras. Após isso, peça-o para repetí-las com a finalidade de fixá-las em sua memória, mas lembre-se: tenha paciência e calma com seu pequeno.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que