5 maneiras de estimular o desenvolvimento infantil

5 maneiras de estimular o desenvolvimento infantil

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 12/03/2018 08:53:25

O ser humano se desenvolve ao longo dos anos. Nos primeiros anos de vida são desenvolvidas diversas habilidades motoras adquiridas, cada uma, ao seu tempo. As brincadeiras funcionam como estímulo para aprendizagem. É preciso deixar a ansiedade de lado e estimular a criança no ritmo dela, respeitando as suas fases.
Estimular o raciocínio lógico através das brincadeiras é necessário, pois desta forma você irá trabalhar o raciocínio lógico da criança. A partir dos 6 meses de idade você deve permitir que a criança comece a se movimentar livremente. Acompanhe este post e descubra 5 maneiras incríveis de estimular o desenvolvimento infantil.
 

Estimulando o crescimento

A vontade de se relacionar com outros seres desperta o desejo de se comunicar, movimentar e expressar o que sente. Desde o nascimento a criança deve se acostumar com uma rotina associada a hábitos saudáveis. É necessário ter horários para cada atividade.  A rotina, associada a hábitos saudáveis, faz com que a criança se torne organizada contribuindo para um desenvolvimento infantil saudável.
O desejo de se relacionar com as pessoas deve ser estimulado. É necessário trabalhar a mente da criança desde os primeiros dias de vida. Os momentos de interação entre você e seu filho vão estimular o desenvolvimento infantil. Por isso, você deve aproveitá-los sabiamente e sem exageros. A memória é uma forma de armazenamento do conhecimento.


Estimulando as cores

Com 3 meses de idade, a criança começa a ter uma visão melhor. É hora de estimular as cores mais fortes com brinquedos ou móbile no berço. Nessa idade gostam de listras, devido a formarem contrastes. A partir de dois anos de idade, discernem as cores fortes.  Dê a ele brinquedos coloridos e alegres. 


O papel dos pais  

É fundamental o papel dos pais no incentivo à leitura. Deixe a criança interagir com os livros, se acostumar de forma prazerosa. Coloque livros de pano no berço para ela brincar, formando amizade entre eles. Mesmo que leve a boca não irá conseguir arrancar folhas. Poderá brincar com o livro como se fosse o brinquedo que mais gosta.


Consciência fonética

No primeiro ano de vida a criança consegue falar algumas palavras e repetir o que você fala; a partir de 2 anos a capacidade de memorização se desenvolve. Aos 4 anos de idade peça que mostre as letras do alfabeto, os números e palavras. Depois de alfabetizado, a criança tem consciência fonética e consegue apostar em histórias com rimas.


Noção de tempo

A partir dos 5 anos, a criança adquire noção de tempo. Utilize calendário para marcar datas importantes. Acompanhe com ela essas datas. A partir dos 7 anos, essa noção evolui para conceito de hora. Associe, o relógio marcar meio-dia com a hora do almoço, mostrando a posição dos ponteiros. Enquanto brincam insista para que se envolvam em um jogo de cada vez


Equilíbrio e agilidade

Conforme se desenvolve, o equilíbrio e a agilidade aumentam, ajudando o processo de fortalecer a musculatura. Aos 8 anos, o interesse pela leitura deve ser potencializado. É fundamental buscar conhecimentos mediante a leitura desde cedo. Contar estorinhas para elas de forma disciplinada em horários predeterminados longe de distrações.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que