Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los

Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los

Postado em:
Blog - Doce Leitura
- 23/01/2019 21:53:25

Ao engravidar a mulher se depara com grandes emoções e expectativas. A primeira delas é saber se é menino ou menina. E de repente no ultrassom algo incrível acontece! Você descobre que não é somente um, mas dois ou três. Neste momento, você se transforma em mãe de gêmeos.Isso vai representar grandes alegrias, mas também grandes desafios que terão que ser enfrentados por todos na família. O cansaço, as noites em claro e maneira de criar as crianças podem causar um grande estresse. Neste artigo vamos dar a você algumas dicas para que você possa enfrentar os desafios na educação de gêmeos.

Incentive a individualidade

Embora tenham uma aparência muito semelhante, é preciso ter em mente que são pessoas distintas, com sonhos, emoções e gostos diferentes. Neste contexto, os pais precisam incentivar a individualidade da criança para que cada um possa se reconhecer como indivíduo e seja capaz de lutar pelos seus objetivos e sonhos. Diante disso, evite usar roupas idênticas nas crianças. Sirva refeições que agrade o gosto de cada uma das criança. Além disso, estimule jogos e brincadeiras destinadas às aptidões de cada um dos gêmeos. Isso se aplica também às fases de desenvolvimento, sendo que uma pode andar primeiro que o outro, os dentes também podem nascer em períodos diferentes. O ideal é respeitar o tempo de cada criança e não forçá-las a fazer tudo junto e ao mesmo tempo.

Não faça comparações

As semelhanças entre os gêmeos são tão grandes que é comum alguns pais realizarem comparações para ver o que há de melhor ou diferente entre eles. Tente evitar este tipo de comparação. Mostre a eles que cada um é especial com as suas individualidades e importante para a família. Evite também demonstrar preferências por este ou aquele filho. Isso pode causar sentimentos de rejeição e ter graves consequências na vida adulta.

Busque apoio familiar

Amamentar, fazer a criança dormir, passar noites em claro, tudo isso já é bem estressante para mãe de um filho, imagina se você tem dois ou mais. Não se sinta culpada por se sentir cansada e impotente às vezes. Busque ajuda! Pais, tios, avós todos podem ajudá-la neste processo. Faça um pequeno planejamento com os horários em que os seus parentes e amigos podem ajudá-la. Aproveite essas horas para descansar e se dedicar a você.

Separe um tempo para você

_ Às vezes eu me sinto como se não fosse mais mulher, fosse somente mãe. Esse tipo de sentimento é comum entre as mães de bebês recém-nascidos. Eles consomem muito tempo e não sobra quase nada para mulher se cuidar e fazer as coisas que gosta. Tudo gira em torno da criança. Quando se trata do nascimento de gêmeos essa realidade é ainda mais latente. A mulher se sente muitas vezes só e casada. Nesta hora, é preciso buscar apoio para que você possa dedicar um tempo especial para você. Saia com o maridão, vá ao salão de beleza ou se divirta com as amigas. Ao retornar morta de saudades dos amores, com certeza você se sentirá mais feliz e repleta de amor para dar a eles.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Saiba o que fazer para estimular a linguagem oral e escrita na educação infantil
Saiba o que fazer para estimular a linguagem oral e escrita na educação infantil
Saiba como se preparar para adotar uma criança no Brasil
Saiba como se preparar para adotar uma criança no Brasil