O hábito da leitura pode diminuir a hiperatividade infantil. Saiba como.

O hábito da leitura pode diminuir a hiperatividade infantil. Saiba como.

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 26/04/2018 14:03:45

A leitura é uma das melhores estratégias para aprimorar a habilidade da comunicação. Pais e responsáveis por crianças hiperativas, inevitavelmente, acabam ficando muito cansados diante da necessidade de uma supervisão ainda mais constante dos filhos. Essas crianças, por vezes, acabam sendo fonte de estresse e brigas entre os pais. Mas é importante não se entregar à atmosfera de pressão e lançar mão de todas as estratégias possíveis para harmonizar a convivência, respeitando o limite de cada um. A leitura, por exemplo, é apontada como grande aliada no controle da hiperatividade infantil. Entenda melhor.

O que é hiperatividade infantil

A Hiperatividade é, atualmente, a “desordem mental” mais diagnosticada em crianças, estimando-se que, cerca de 8% de todas elas, sofram com essa condição.
Crianças hiperativas apresentam dificuldade para manter a atenção em uma tarefa e concluir as atividades, sempre pulando de uma para a outra. Elas são mais desorganizadas, mais agitadas do que outras da mesma idade e parecem não ouvir o que os adultos falam.

Causas da hiperatividade

A hiperatividade também pode ser um sintoma do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o conhecido TDAH, e as causas são genéticas e ambientais. Está provado cientificamente que a hiperatividade é hereditária, ou seja, quando uma pessoa é corretamente diagnosticada, certamente o pai, a mãe ou mesmo ambos são hiperativos ou têm o código genético característico dessa condição. No tocante às interferências ambientais, a hiperatividade pode ser “ativada” quando certos fatores do meio afetam um determinado código genético.

Como lidar com hiperatividade

É preciso entender que as próprias crianças percebem as dificuldades que enfrentam. Elas notam que não conseguem acompanhar os colegas e que as pessoas se incomodam com seu comportamento sempre diferente dos demais. Sem dúvida alguma, essa situação de não se sentir aceita, compreendida e de não conseguir modificar o quadro, causa desconfortos reais e, muitas vezes, até mesmo revolta e mais indisciplina. Os pais e responsáveis devem acolhê-las, ampará-las, demonstrar que são capazes de entendê-las, incentivando hábitos saudáveis como o da leitura e outros que estimulem a concentração. Duas dicas importantes são: jamais causar a sensação de abandono no seu filho e jamais desistir das buscas por orientação profissional.

A leitura como aliada

Estudos comprovam que a prática diária de 30 a 40 minutos de leitura e brincadeiras com os pais diminuem os riscos de hiperatividade “clinicamente significativa”, tornando a criança mais segura para se relacionar com outras pessoas, diminuindo os problemas de autoaceitação, atenção e dificuldade de lidar com regras.

Tratamento da hiperatividade

Os pais devem sempre contar com ajuda profissional e devem entender, também, que não existe nenhum tratamento eficaz, isoladamente. Portanto, a interação com os seus filhos, e o estímulo de atividades saudáveis coletivas ou que necessitem de mais concentração, como é o caso da leitura, são essenciais no apoio aos desenvolvimentos emocional, intelectual e social da criança. Hiperatividade infantil pode ser amenizada com amor e com a sua ajuda.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que