Histórias para crianças aproximam pais e filhos. Entenda o porquê

Histórias para crianças aproximam pais e filhos. Entenda o porquê

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 23/07/2018 11:42:14

No mundo moderno, pais e mães precisam conviver com a culpa por não poderem se dedicar ao máximo aos filhos. O trabalho exige cada vez mais tempo e dedicação e, em contrapartida, o tempo gasto com os filhos fica cada vez menor.
Se você não possui tempo, a solução é melhorar a qualidade dos momentos que passam juntos. É preciso fazer com que cada instante se torne um momento único para o pequeno. Ao contar histórias para criança, você cria um universo mágico repleto de imaginação, onde você e seu filho são os personagens principais. Acompanhe este post e descubra como se aproximar do seu filho neste momento.


​Fortalecendo o vínculo
O ideal é que você crie uma rotina diária de leitura sempre no mesmo horário. Esse momento de carinho e afeto entre você e seu o filho irá fortalecer o vínculo entre vocês. Este tempo especial ficará na lembrança da criança e será lembrado em toda a sua vida adulta.
Para tornar tudo isso ainda mais mágico, você deve caprichar na dramatização da leitura utilizando artifícios que mexam com o imaginário da criança. Neste post vamos mostrar como você pode fazer isso.

Conte com a participação da criança
Não existe nada mais gostoso que ler algo que você goste não é mesmo? O mesmo ocorre com as histórias para criança. Apresente várias opções de leitura e deixe que elas façam a escolha final. Impor a sua vontade pode criar um momento tenso entre vocês, rompendo o clima mágico que a leitura vai criar.

Fuja de estímulos externos
Na hora de contar histórias para criança você deve retirar todos os estímulos externos, obtendo a atenção exclusiva do pequeno. Desligue a televisão, retire os celulares, jogos, etc. Em um primeiro momento você irá encontrar alguns protestos, principalmente se a criança estiver muito imersa ao universo tecnológico, mas com o tempo ela irá se acostumar.
 

Brinque com sons
Em uma contação de história a voz é extremamente importante para compor a dramatização da história ampliando o envolvimento da criança.  Crie uma voz própria para cada personagem e altere o tom da voz acompanhando cada momento da narrativa, exemplo: em pontos de suspense fale baixo e mais devagar. Em momentos felizes fale mais alto e de uma forma mais alegre.

Histórias para criança com fantoches

Outra forma de envolver e prender a atenção das crianças é utilizando bonecos e fantoches na composição da dramatização da história. Vocês podem criar os fantoches juntos, sendo este um momento em que as crianças se divertem muito. Utilize lãs, botões e restos de tecidos para criar os fantoches.
 

Deixe que elas criem histórias
Este é um momento engraçado, na contação de história, pois não há limites para a imaginação dos pequenos. Neste momento, os peixes dão em árvores e bois têm asas para voar entre as nuvens.  A imaginação de uma criança é realmente surpreendente. Este momento estimula o senso criativo do seu filho, podendo despertar um lado literário muito importante.

 

 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que