Saiba o que fazer para estimular a linguagem oral e escrita na educação infantil

Saiba o que fazer para estimular a linguagem oral e escrita na educação infantil

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 16/01/2019 16:17:33

A linguagem oral e escrita na educação infantil é um tema muito discutido e bastante importante. Sendo assim, sabemos quão é importante para os pais ajudarem a criar estímulos para a oralidade e escrita de seus filhos.
Continue lendo e saiba mais.

Estimular a linguagem oral e escrita na educação infantil

Como falamos, a linguagem oral e escrita na educação infantil é um tema muito discutido e importante. Mas por que esse tema é tão recorrente assim e no que ele implica? Sabemos que a escola é um dos principais agentes quando pensamos sobre o desenvolvimento da fala e da escrita, não é mesmo?
Apesar da escola ser parte fundamental desse processo, mas os pais também podem ajudar com diversos estímulos em casa. Realizar atividades legais e divertidas para os pequenos podem os ajudar em diversos aspectos como, por exemplo, diminuir a timidez e vergonha. Neste caso, incentivar principalmente a linguagem oral pode ajudar e muito a diminuir uma postura mais retraída de seu filho.
É por meio da linguagem oral e escrita na educação infantil que os pequenos aprendem a se expressar seus sentimentos, ideias e criatividade. Sendo assim, estimular esses aspectos pode ajudar até mesmo em momentos acadêmicos futuros já na vida adulta.

Como estimular a oralidade

Para estimular a oralidade pode ser interessante fazer brincadeiras usando onomatopéias, por exemplo. Pode ser divertido imitar sons de animais, brincar de criar vozes e inventar histórias. Essas brincadeiras podem estimular muito a desenvoltura do pequeno, inventar vozes de animais, quais são os gestos que eles fariam e uma formiguinha? Explore sua criatividade e a de seu filho junto!
Brincar com repetição de rimas, criar jogos com sinônimos e antônimos, tentar falar trava-línguas podem ser atividades para o estímulo da oralidade. Além disso, essas brincadeiras são super divertidas e fazem a criança aprender brincando.
Uma outra alternativa é o teatro. Aulas de teatro ajudam e muito no desenvolvimento da oralidade fazendo com que pequenos debates aconteçam, apresentações de peças e práticas de oratória.

Como estimular a escrita

Estimular a escrita pode ser uma missão mais difícil de se realizar, uma vez que escrever nem sempre parece uma atividade muito divertida para os pequenos, não é mesmo? Sendo assim, para criar interesse aposte em atividades que usem bastante da atividade.
Por exemplo, chame seu pequeno para criar uma história em quadrinhos com você. Pense em histórias com seus personagens favoritos ou até mesmo uma história imaginando que o pequeno tem a idade de seus pais.
Para realizar atividades assim é interessante sempre ter adultos por perto para ajudar e orientar a criança em sua escrita criativa. É comum que os pequenos precisarem de ajuda para descobrir suas ideias e imaginações interiores.
Estimular a linguagem oral e escrita na educação infantil é importante!
Conheça a Doce Leitura, a assinatura de livros infantis mais barata do Brasil.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los