Meu filho não obedece na escola. O que fazer?

Meu filho não obedece na escola. O que fazer?

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 20/04/2018 15:31:53

É muito comum ouvirmos que “educação vem de berço”, mas muitos pais sentem dificuldade em fazer com que seus filhos obedeçam até mesmo em casa. Ao ignorar o problema, a situação pode se agravar principalmente no ambiente escolar, sendo neste momento que a primeira notificação sobre desobediência chega a sua casa.
Conversas, castigos e broncas: nenhuma atitude parece fazer efeito não é mesmo? Ao perceber esse problema, perguntas como “Meu filho não obedece na escola, o que devo fazer?” aparecem na mente de muitos pais. Sendo assim, nesse post iremos falar sobre algumas atitudes que podem ajudar a acabar com essa tormenta na escola.

A fórmula mágica não existe

É comum se perguntar onde está errando e buscar como lidar melhor com a desobediência de seus filhos. É importante saber que não existe uma fórmula mágica para criar um bom comportamento, mas que existem maneiras de orientar seu filho para que ele crie consciência sobre os seus comportamentos e suas atitudes. 
De acordo com Kátia Teixeira, psicóloga do EDAC (Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico) de São Paulo, “para que a obediência seja mesmo conquistada, é preciso que os pais se esforcem no equilíbrio entre limite e autoridade”. 

Mantenha a calma e seja firme

Ao desobedecer, a criança nem sempre quer afrontar o adulto. É quase impossível para uma criança se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo, por isso, aja com calma e firmeza. A melhor coisa a se fazer é falar calmamente o que deve ser feito e explicar o porquê de fazer aquilo.
Em momentos como esses, a criança pode fazer birra. Caso isso ocorra em um restaurante ou em algum lugar público, não se preocupe com os olhares e comentários das pessoas. O foco é educar o seu filho e entender o que é necessidade da criança e o que é birra. Não deixe que a raiva ou a vergonha te faça ter um comportamento agressivo com a criança. Isso pode piorar a situação. 

Mostre a existência dos limites

A desobediência pode oferecer sérios danos na vida adulta da criança. O principal problema de quem que cresce acreditando que pode fazer tudo que deseja, é a dificuldade em lidar com certas frustrações na vida adulta, quando os limites se impõem. 
Sendo assim, é importante descobrir se a desobediência está oferecendo riscos para o desenvolvimento de seu filho. Ele precisa saber que existem regras e que elas devem ser respeitadas, isso faz parte do processo de aprendizagem da criança. 

Mantenha uma rotina

A psicopedagoga, Adriana Tanasovici, afirma que a rotina é fundamental. Essa traz segurança e faz com que a criança se sinta cuidada. Adriana também ressalta que é importante dar autonomia para o seu filho, deixe-o executar pequenas ações sozinho. 
Ao realizar tarefas cotidianas, como escovar os dentes após as refeições, é criada uma rotina que pode ajudar a reduzir a ansiedade e a evitar que a criança desenvolva transtornos de aprendizagem futuramente. 

Investigue o problema

A melhor maneira de lidar com filhos desobedientes é entender o que está acontecendo em sua vida e como ele se sente. Uma vez que é de conhecimento dos pais a raiz do mau comportamento, fica mais fácil saber qual a melhor forma de resolver o problema. 
Lembre-se de que educar é uma atividade contínua que exige paciência e exemplos. As crianças aprendem muito observando as pessoas em seu cotidiano, por isso, é importante que os pais se policiem e se tornem bons exemplos para os filhos. 
Alguns psicólogos afirmam também que a desobediência pode estar associada a causas secundárias como desejo de atenção, tristeza, raiva entre outras. Você precisa descobrir se é esse o caso do seu filho. Converse com ele com carinho, com amor e se mostre disposta a ouvir se ele quiser falar. Não o obrigue a falar, mas diga que estará lá se ele precisar. Caso a conversa não seja o suficiente busque ajuda de um psicólogo. Acredite! Isso pode fugir do seu controle, não se sinta culpado por isso.

Trabalhe em parceria com a escola

A escola é o primeiro ambiente social, depois da família em que a criança fica exposta. É uma etapa difícil na vida infantil onde a criança tem a necessidade ser aceita e precisa aceitar o próximo. As emoções costumam ficar conturbadas neste ambiente. Surge sentimento de rejeição, timidez, medos e raivas que precisam ser trabalhadas em parceria com a escola. 
Converse com os professores do seu filho, saiba como está o seu desenvolvimento pedagógico e social. Busque informações acerca de perseguições ou casos de bullying.

Conheça os amigos de escola

Descubra quem são seus amigos mais próximos e avalie se essas crianças possuem o mesmo comportamento que o seu filho. As crianças tendem a assumir o mesmo comportamento dos membros de um grupo para serem aceitas. Se aproxime dessas crianças e conheça também as suas famílias. Se possível traga os amigos mais chegados para o convívio em sua casa e se torne amiga deles também.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los