Meu filho não obedece na escola. O que fazer?

Meu filho não obedece na escola. O que fazer?

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 20/04/2018 15:31:53

É muito comum ouvirmos que “educação vem de berço”, mas muitos pais sentem dificuldade em fazer com que seus filhos obedeçam atém mesmo em casa. Ao ignorar o problema, esse pode ser ainda maior quando as crianças vão para o ambiente escolar e a primeira notificação sobre desobediência chega em casa.

Conversas, castigos e broncas: nenhuma atitude parece fazer efeito. Ao perceber esse problema, perguntas como “meu filho não obedece na escola, o que devo fazer?” aparecem na mente de muitos pais. Sendo assim, nesse post iremos falar sobre algumas atitudes que podem ajudar a acabar com essa tormenta na escola.


A fórmula mágica não existe

É comum se perguntar onde está errando e buscar como lidar melhor com a desobediência de seus filhos. É importante saber que não existe uma fórmula mágica para criar um bom comportamento, mas que existem maneiras de orientar seu filho para que ele crie consciência sobre os seus comportamentos e suas atitudes.

De acordo com Kátia Teixeira, psicóloga do EDAC (Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico) de São Paulo, “para que a obediência seja mesmo conquistada, é preciso que os pais se esforcem no equilíbrio entre limite e autoridade”.
 

Mantenha a calma e seja firme

Ao desobedecer, a criança nem sempre quer afrontar o adulto. É quase impossível para uma criança se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo, por isso, aja com calma e firmeza. A melhor coisa a se fazer é falar calmamente o que deve ser feito e explicar o porquê de fazer aquilo. 
Em momentos como esses, a criança pode fazer birra. Caso isso ocorra em um restaurante ou em algum lugar público, não se preocupe com os olhares e comentários das pessoas. O foco é educar o seu filho e entender o que é necessidade da criança e o que é birra.


Mostre a existência dos limites

A desobediência pode oferecer sérios danos na vida adulta da criança. O principal problema de quem que cresce acreditando que pode fazer tudo que deseja, é a dificuldade em lidar com certas frustrações na vida adulta, quando os limites se impõem. 

Sendo assim, é importante descobrir se a desobediência está oferecendo riscos para o desenvolvimento de seu filho. Ele precisa saber que existem regras e que elas devem ser respeitadas, isso faz parte do processo de aprendizagem da criança. 
 

Mantenha uma rotina

A psicopedagoga, Adriana Tanasovici, afirma que a rotina é fundamental. Essa traz segurança e faz com que a criança se sinta cuidada. Adriana também ressalta que é importante dar autonomia para o seu filho, deixe-o executar pequenas ações sozinho.

Ao realizar tarefas cotidianas, como escovar os dentes após as refeições, é criada uma rotina que pode ajudar a reduzir a ansiedade e a evitar que a criança desenvolva transtornos de aprendizagem futuramente. 


Investigue o problema

Para saber a melhor maneira de lidar com filhos desobedientes é entender o que está acontecendo em sua vida e como ele se sente. Uma vez que é de conhecimento dos pais a raiz do mau comportamento, é mais fácil de saber qual a melhor forma de articular para resolver o problema.

Lembre-se de que educar é uma atividade contínua que exige paciência e exemplos. As crianças aprendem muito observando as pessoas em seu cotidiano, por isso, é importante que os pais se policiem e se tornem bons exemplos para os filhos.


Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que