Saiba o que fazer no nascimento dos primeiros dentes do seu bebê

Saiba o que fazer no nascimento dos primeiros dentes do seu bebê

Postado em:
Blog - Doce Leitura
- 26/12/2018 13:10:39

Ter um filho é uma aventura que começa ainda nos primeiros meses de gravidez. Daí por diante você vive fases entre o nascimento e o crescimento da criança que provocam grandes alegrias e que precisam de muita dedicação. 
Entre elas podemos destacar a troca do dia pela noite, cólicas, a retirada da fralda e o nascimento dos primeiros dentinhos. Para marinheiros de primeira viagem tudo isso pode ser assustador. Neste post vamos dar a você algumas dicas fantásticas de como lidar com o nascimento dos primeiros dentes. Acompanhe! 

Período de nascimento do dente 

O processo de nascimento do dente da criança começa ainda no útero da mãe. Durante a gravidez, nasce os botões dentários que serão rompidos para o nascimento dos dentes que pode começar entre 6 e 12 meses após o nascimento da criança. Há uma certa ansiedade por parte dos pais para isso ocorra logo.
A comparação com outros bebês e inevitável, mas não se preocupe, cada criança tem o seu tempo.  Aos três anos a criança já deve estar com todos os dentinhos na boca. 

Sintomas e desconfortos

Tudo seria mais simples se o dentinho da criança apenas aparecesse sem maiores problemas. Mas não se engane, não é bem assim que a coisa acontece. Há alguns desconfortos e, em alguns casos vários desconfortos, que darão a você mais algumas noites em claro consolando a criança. 
Entre esses sintomas podemos destacar muita babação, coceira, dores e inchaço na gengiva. Coincidência ou não, neste período também costuma aparecer febre e diarreia, embora os especialistas digam que estes sintomas não aparecem com o nascimento dos dentes. 

Como aliviar o desconforto

O período do nascimento da dentição pode passar sem maiores transtornos se você fizer tudo que for possível para aliviar o desconforto da criança. Morder algo macio, pode aliviar os sintomas da coceira. Dê a ele um moderador firme, mas não muito duro para que não o machuque. Para diminuir o inchaço e a dor, você pode dar a ele coisas geladas. Tome cuidado com os períodos de frio ao fazer isso. 
Existe o mordedor gelado que poderá, coçar e aliviar o inchaço. Ele vem com água, basta colocá-lo no congelador. Você também pode fazer uma massagem da gengiva. Utilize gaze molhada no chá de camomila. Tome cuidado para não apertar o local lembre-se que está dolorido. Alimentos como maçã congelada também pode aliviar a dor e inchaço. Se os sintomas persistirem e houver febre leve imediatamente ao pediatra. Não existe nada melhor que a ajuda profissional nestas horas. 

Uma dentição especial

De repente um susto! Seu bebê acaba de nascer e já possui dentes na boca. Não se preocupe! Não há nada de errado com o seu pequeno. Um em cada 2.000 bebês já nasce com um ou até dois dentes na boca. Isso vai causar curiosidades em parentes e amigos. Explique que se trata de um fenômeno raro, mas perfeitamente normal em algumas crianças.

 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los