Obesidade infantil: conheça as principais causas e tratamentos

Obesidade infantil: conheça as principais causas e tratamentos

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 16/05/2018 09:12:08

O número de crianças e adultos obesos é cada vez maior, tanto que a OMS, Organização Mundial de Saúde, passou a considerar a obesidade como um problema de saúde pública tão preocupante quanto a desnutrição. Por consequência desses índices, uma das questões mais discutidas atualmente é a qualidade da alimentação que está sendo oferecida, em especial, para as crianças que precisam de orientações eficientes para se tornarem adultos mais capazes de fazerem boas escolhas. Leia mais no artigo a seguir.

O que é a obesidade infantil

A obesidade é uma doença que ocorre, em primeira análise, quando a pessoa ingere mais calorias que o necessário para a manutenção do corpo, ou seja, que o gasto energético. Já se sabe, no entanto, que várias questões têm força para interferir na balança e que para enfrentar os problemas deve-se buscar, de forma multifatorial, por todos os vilões que andam prejudicando a saúde da criança. Inclusive, vale lembrar que a obesidade pode estar apontando para doenças hormonais ou sendo reflexo do uso de medicamentos.

 

Para que seja possível uma avaliação objetiva da massa corporal em crianças e adolescentes, existe uma tabela que recomenda um peso ideal, considerando a idade, gênero e a altura. Saiba como calcular o IMC de seu filho, de forma simples e bastante funcional.

A genética e os hábitos

Sem dúvida alguma, um indivíduo é produto da sua herança genética, metabolismo, ambiente onde vive, fatores emocionais e também do seu estilo de vida. Ter alguém com hipertensão em casa não pode ser entendido como uma sentença indiscutível.

Contribuem muito para o desenvolvimento de doenças como essas pessoas que fazem a ingestão de alimentos ricos em gorduras ruins, açúcares, que recebem orientação profissional, e que não praticam atividades físicas. É muito importante que as boas práticas sejam introduzidas na infância para que afastem a obesidade infantil, e sejam naturais na vida adulta, proporcionando terreno fértil para a saúde.

Obesidade infantil e anemia

Quanto maior for o Índice de Massa Corporal, IMC, maiores são as chances da pessoa desenvolver, precocemente, doenças cardiovasculares, diabetes, derrame... Mas é fundamental que se diga que isso não significa que os magros estão livres dessas preocupações. O ideal é o equilíbrio e as tabelas podem auxiliar muito nesse processo.

Um dos argumentos a favor do equilíbrio, é que, por mais contraditório que possa parecer, existem crianças obesas e anêmicas. A explicação para esse tipo de situação está na qualidade dos alimentos ingeridos. Eles podem ser calóricos e sem nenhum valor nutricional.

“O exemplo arrasta”

E aí, papai, que tal substituir o jogo da TV por um futebolzinho com o filhão? Mamãe, vamos substituir a receita de tortas cheias de açúcares e gorduras por uma salada de frutas? Essas simples situações acima ilustram o quanto os nossos hábitos influenciam nas escolhas dos nossos filhos. É muito comum pais que não têm uma alimentação balanceada e que não se exercitam, ficarem sem entender por que as crianças recusam frutas e verduras e não se interessam por caminhadas e outros hábitos saudáveis. Acreditem, o exemplo é a melhor argumentação possível.

 

Profissionais que podem diagnosticar a obesidade infantil:

 

 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que