Saiba como evitar perigos na internet para sua criança

Saiba como evitar perigos na internet para sua criança

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 19/02/2018 10:38:14

Nos últimos anos, a internet se tornou uma ferramenta útil na hora de trocar informações, consultar textos, comprar produtos e manter contatos. Porém, nem sempre pode ser considerada totalmente segura. Os problemas vão de vírus, spams, até pessoas mal intencionadas.  Estamos sujeitos às ameaças maliciosas da internet, principalmente pelas redes sociais.  Acompanhe este post e saiba como evitar os perigos da internet na vida do seu filho.

Diálogo uma arma poderosa

Entre pais e filhos, o diálogo e confiança continuam sendo arma poderosa. Crianças e adolescentes precisam de limites principalmente no uso da internet.  Salas de bate-papo, mensagens instantâneas, e-mails dentre outras ferramentas, podem colocar nossas crianças em risco de encontrar predadores online. A internet é uma ferramenta indispensável e deve ser usada corretamente.
Ela pode ser uma rica fonte de descobertas e informações, mas há cuidados a serem tomados. Não pode ser vista como um monstro pelos pais. Os pais devem se envolver com as atividades dos filhos na internet. Eles ajudam a protegê-los tomando conhecimento dos riscos da comunicação online e desenvolvendo a responsabilidade nos seus filhos.

Predadores da internet

Muitos adolescentes e crianças criam fóruns de suporte online, salas de bate-papo para lidarem com seus problemas. Os predadores visitam estas áreas online com frequência, para procurar vítimas vulneráveis. O anonimato proporcionado pela Internet significa que, num ambiente on-line, confiança e intimidade podem se desenvolver. Os predadores se passam por outros jovens para atrair vítimas a encontros.
As crianças pensam que estão preparadas para o perigo com predadores, mas são ingênuos no que se refere a relacionamentos. Na maioria dos crimes contra jovens, os criminosos os enganaram através da Internet. Quando as crianças utilizam ferramentas de comunicação, como redes sociais, arriscam-se a interagir com predadores on-line.

 Recomendações para os pais

Limite o tempo de utilização da internet pelas crianças e adolescentes. Saiba por quais sites navegam e comunidades virtuais que integram.
Instrua-os a não divulgar dados pessoais na internet. Mantenha o computador numa área comum da casa. Coloque-se à disposição para ajudar em situações adversas, mesmo não dominando tecnologia.
 
Oriente seu filho a não ligar a webcam para desconhecidos. Opte por programas que filtram e bloqueiam sites, mas lembrem-se programas não substituem o acompanhamento dos pais. Diálogo e confiança são tecnologias de segurança!
Se surgirem dúvidas, não ignore verifique! Prevenir nunca é demais! Sempre que ver algo errado, denuncie.

 Desenvolva o hábito de leitura

Desenvolver o hábito de leitura nas crianças parece ter ficado complicado, mas com paciência, amor e livros adequados é possível ajudar o seu filho. Ler é uma prática que passa de pais para filhos. Quando o filho vê os pais lendo um jornal, uma revista, ou livro ele entende que faz parte da vida. Os pais são personagens importantes numa maior ou menor disposição dos filhos para leitura.
Essa atividade vai mostrar para a criança que existem coisas interessantes que podem ser feitas fora da internet.

Livros para criança   

Criança tem facilidade para imaginar e criar. É só dar liberdade e estimular. Os livros devem ter fácil acesso. É necessário estarem à mão das crianças, com as capas voltadas para frente para que possam pegar e ler. É nosso dever tornar o livro atrativo como brinquedo e alimento. É a maneira de atiçar a curiosidade pela literatura infantil e infanto-juvenil.



 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que