Pré-escola: qual a sua importância na alfabetização infantil

Pré-escola: qual a sua importância na alfabetização infantil

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 09/05/2018 17:03:00

Para que a criança seja alfabetizada é preciso passar por algumas etapas que lhe trarão preparo para essa fase. A pré-escola é o início da longa caminhada escolar de seu filho. O período é de suma importância para a alfabetização infantil.

Ele dará a criança grande suporte para prosseguir em seu desenvolvimento sem apresentar problemas futuros. Continue lendo esse post e conheça mais a respeito dessa importante etapa na vida das crianças.

Educação infantil

A educação infantil é a primeira porta de acesso da criança com a sociedade. Através dela, a criança cria suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo, adquirindo capacidades fundamentais para o seu desenvolvimento.  Conforme Piaget “a criança reconstrói suas ações e ideias quando se relaciona com novas experiências ambientais”.

Pais e responsáveis devem se manter atentos a qualidade do ensino oferecido aos seus filhos. Para produzir impactos positivos e duradouros é preciso que seja oferecida educação de qualidade.

Pré-escola

A pré-escola é a iniciação escolar oferecida às crianças pequenas e cujo objetivo é prepará-las através de jogos e atividades lúdicas, artísticas, etc. A lei brasileira determina que as crianças sejam matriculadas na escola quando completam 4 anos e define que estados e municípios devem garantir vagas na rede pública de ensino para estes alunos. É extremamente prejudicial, para as crianças, pular esse período sendo este o começo de uma longa caminhada.

Processo de estimulação       

A alfabetização consiste no domínio e utilização das letras do alfabeto como código de comunicação para ler e escrever. Este domínio é a conclusão de um processo de desenvolvimento. O processo de alfabetização representa o início de novas etapas na vida das crianças, por isso elas precisam estar preparadas para vencê-las. Crianças que frequentam a pré-escola são submetidas a um processo de estimulação que ajuda na alfabetização. Essas crianças chegam à educação infantil mais preparadas, apresentando melhor desempenho.

Benefícios da pré-escola

Uma pré-escola traz benefícios que são acumulativos ao longo da vida. Pesquisas recentes mostraram que uma boa pré-escola desenvolve adultos com uma melhor qualidade de vida. De acordo com o estudo publicado no periódico científico Science, quando os indivíduos atingiram os 28 anos de idade foi possível constatar resultados positivos relativos à mudança socioeconômica de crianças que eram pobres. Segundo Reynolds aos 28 anos, eles tinham cargo de emprego mais elevados que os outros grupos.


Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que