Qual o momento certo para colocar o seu filho na escola

Qual o momento certo para colocar o seu filho na escola

Postado em:
Blog - Educação Infantil
- 11/04/2018 13:52:46

A escola é um espaço de crescimento e crescer nem sempre é fácil. Na ânsia de ver os filhos crescendo e recebendo todos os amparos necessários para o seu futuro, muitos pais têm dúvidas sobre qual o momento certo para colocar o seu filho na escola.

O coração fica apertado, mas é preciso tomar a decisão na hora certa. Continue lendo e saiba quais aspectos são importantes considerar para tomar essa decisão na hora certa.
 

A maternidade

A maternidade chega e com ela uma série de dúvidas também aparecem. Uma das perguntas que os pais mais se questionam é sobre qual o momento certo para colocar o seu filho na escola. Na vida criam-se calendários com datas e momentos específicos para muitas coisas e, inclusive, existe um momento desse para a inserção de crianças nos estudos.

Desde a publicação da lei nº 12.796, Abril de 2013, é obrigatória a matrícula das crianças brasileiras na educação básica a partir dos 04 anos de idade – antigamente, a idade mínima para ingresso na rede escolar era de 06 anos.
 

A escola 

O modelo escolar não é coisa para bebês. É importante que seu filho tenha uma certa maturidade para  ingressar no ambiente escolar. Os especialistas ainda não chegaram à um consenso quanto à melhor idade para crianças iniciarem os estudos mas, para o educador Marcelo Cunha Bueno, quanto antes uma família puder colocar seu filho em uma escola de qualidade melhor.

Alguns consideram que o momento certo é a partir dos 2 anos de idade, quando a criança se torna mais independente em termos de movimentação. Antes dessa idade suas necessidades são muito individuais e devem ser atendidas dentro de pequenos grupos.
 

Ambiente escolar

Devido à necessidade de trabalhar, muitos pais antecipam a legislação e colocam as crianças na escola. O ambiente escolar propicia ampliação dos círculos de relacionamento e coloca seu pequeno em situações que nem sempre são possíveis de acontecer em casa.

Na escola, seu filho aprende a esperar, a dividir e compreende que não pode fazer só o que quer, mas o que é necessário para a convivência em grupo. Porém, a criança precisa ter um certo nível de maturidade para iniciar essa experiência. Na hora de decidir o momento certo de seu pequeno ir para a escola, tudo deve ser posto na balança. 
 

Rotina de aulas

Os especialistas alertam, quanto à hiperestimulação que algumas escolas impõem aos alunos. O tempo do seu filho deve ser respeitado, não se deve forçar a criança a ter uma rotina escolar e tarefas, pois isso pode o sobrecarregar. Para ajudar, os pais podem criar um ambiente com materiais que estimulem os sentidos adequados para o desenvolvimento infantil.

Um estudo, pelo National Institute of Health Study, monitorou o desempenho escolar de 1.300 crianças entre os 0 e 12 anos. Metade deles ficou em casa até os cinco anos, enquanto a outra parte frequentou a escola. De acordo com os resultados, as crianças que frequentaram a escola mais cedo se saíram melhor em todas as disciplinas testadas.
 

Sistema imunológico

Do ponto de vista dos pediatras, 02 anos de idade é a idade mínima para pensar em colocar o filho na escola. A pediatra Natasha Mascarenhas, diretora da clínica Super Healthy, evidencia que “uma criança saudável tem o sistema imunológico maduro, ou seja, as defesas prontas, com essa idade. As vacinas são tomadas até os seis meses, mas o corpo leva mais um ano e meio, em média, para produzir todas as respostas às doenças que elas impedem”.

Segundo a pediatra, crianças que entram mais cedo que isso na escola ficam muito suscetíveis a pegar vírus e bactérias dos colegas e até mesmo doenças para quais seu sistema não está preparado.


Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Saiba quais são os tipos de ciúmes de irmão e como evitá-los
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Como identificar características da deficiência auditiva e da surdez
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
Saiba como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido
6 dicas especiais  para grávidas de primeira viagem
6 dicas especiais para grávidas de primeira viagem
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que
Criança estressada tem menor desempenho na escola. Entenda por que