Saiba quais são os sintomas de autismo em crianças

Saiba quais são os sintomas de autismo em crianças

Postado em:
Blog - Saúde Infantil
- 11/10/2018 17:28:56

Conheça os sintomas de autismo em crianças que podem ser identificados observando mais de perto os pequenos. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 1 a cada 68 crianças que nasce no mundo, nasce com autismo.

Continue lendo.

O que é autismo

Os pais estão sempre muito preocupados com o bem-estar de seus filhos e é sempre muito importante ficar atento aos sinais que os pequenos apresentam. Um transtorno que pode passar despercebido é o autismo — também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA).

De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, 1 a cada 68 crianças que nasce no mundo, nasce com autismo. Os sintomas de autismo em crianças podem ser percebidos e, sendo assim, tratados para melhorar o bem-estar dos pequenos.

Mas o que é o autismo de fato? O autismo se caracteriza como um transtorno de desenvolvimento neurológico que causa alterações na capacidade do indivíduo se comunicar e ter interações sociais.

Sendo assim, esse transtorno afeta diretamente no comportamento da criança e isso faz com que seja possível identificar alguns sintomas de autismo em crianças. Pode-se perceber dificuldades na fala, bloqueios na hora de expressar sentimentos ou ideias etc.

Fatores de risco

Antes de falarmos dos sintomas de autismo em crianças, vamos apresentar alguns de seus fatores de risco. Cientistas ainda não sabem quais são as causas do autismo, porém eles sugerem que determinados fatores têm papéis importantes no desenvolvimento desse transtorno. Esse fatores são:

  • Genética: Por volta de 20% das crianças que possuem autismo também têm outra condições genéticas como Síndrome do X frágil, esclerose tuberosa, Síndrome de Down, entre outras.
  • Parentes autistas: Outro fator de risco é o fato de a família ter histórico de autismo, sendo assim, as chances de outro familiar também possuir são maiores.
  • Gênero: Cientistas estimam que para cada 8 meninos autistas, 1 menina também é. Ou seja, crianças do sexo masculino têm uma propensão maior a terem autismo.

Sintomas de autismo em crianças

O autismo pode ser identificado por meio de alguns sintomas. É importante ressaltar que no grau de autismo leve, esses sintomas aparecem em uma escala melhor e podem passar despercebidos. Sendo assim, é interessante que os pais façam um acompanhamento próximo e sempre com um especialista perante qualquer suspeita.

Alguns dos sintomas que envolvem a dificuldade na interação social podem ser identificados, por exemplo, seu filho evitar olhar nos olhos mesmo quando alguém próximo está conversando com ele. Dificuldade de se relacionar com outras crianças, preferir ficar sozinho do que brincar com elas. Brincar repetidamente com as mesmas coisas e brinquedos.

Quanto a dificuldade de comunicação os sintomas podem se apresentar uma vez que a criança, mesmo sabendo falar, opta por não falar nada. Ela se mantém calada por horas, mesmo quando alguém conversa com ela. Além disso, não atender quando é chamada pelo nome e não entender gestos e expressões faciais de outras pessoas também pode ser sintomas do autismo.

Caso você reconheça algum dos sintomas ou suspeite de um possível quadro do transtorno, busque pela orientação de um especialista.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
Entenda as fases do desenvolvimento infantil e sua importância
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
5 dicas para fazer uma viagem com crianças sem dores de cabeça
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Saiba como escolher o melhor presente para criança
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Nota de esclarecimento - Direito de resposta
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los
Conheça 5 desafios na educação de gêmeos e saiba como superá-los